quarta-feira, 4 de março de 2009

"A Mulher da Minha Vida" - António Garcia Barreto




Eneias Trindade é polícia de investigação criminal, na Lisboa dos anos 30, onde despertam os temores das perseguições políticas e da Polícia de Informação.
Aos 35 anos, é um homem solitário, que apesar da relação que mantém com Gina, funcionária dos Armazéns do Chiado, continua apaixonado por Rosarinho, "a mulher da sua vida". É um polícia dedicado, de fortes convicções e com um elevado sentido de justiça e rectidão, que não se vende aos interesses alheios.

Li, gostei e recomendo. Confesso que não foi de animo leve que decidi ler esta fantástica história, apesar das recomendações do meu guro e sobretudo pq o próprio autor me sugeriu a leitura do mesmo aquando uma passagem aqui na tasca. Pois bem, bela hora em que nele peguei e me deixei levar pela vida de Eneias Trindade, pelo seu amor por uma mulher "desaparecida" pelos desencontros e aventuras com outras mulheres. Mas o que mais gostei foi de todo o caso do aeroplano vermelho, das suas ramificações e das limitações e desenvolvimentos que o mesmo teve, da mudança provocada pelo mudança de Regime, dos sacanas dos informas. Gostei e quando se gosta, gosta.
Acho que seria giro vermos o Agente Trindade numa nova aventura sobretudo devido ao fim do livro.
Parabéns ao autor.

Sinopse:

"Eneias Trindade, chefe de brigada da Polícia Criminal, é nomeado para investigar as causas da queda de um aeroplano numas arribas a norte das Azenhas do Mar. Um caso que irá mudar para sempre a sua vida.


Após um artigo do Repórter X, no Heraldo de Lisboa, que levantava suspeitas sobre a queda do avião, o que parecia ser um acidente aeronáutco sem história acaba por se tornar um complicado caso de polícia.


Decidido a descobrir a verdade, Eneias Trindade vê-se envolvido em perigosos jogos de poder e perseguições políticas, manobradas pela hierarquia da Polícia. Após várias tentativas de se silenciar o caso, Eneias passa por uma série de atribulações que o levam a demitir-se da Polícia. Decide mudar de vida tornando-se detective privado. Mas não se afasta do mistério que envolve a queda do avião e da esperança de reencontrar o grande amor da sua vida.


O retrato de uma Lisboa popular e boémia à beira de se tornar uma cidade dominada pelo medo. A instalação da ditadura, as pereguições políticas e o conservadorismo de sacristia mudam as cores da capital.


Um mistério por resolver, um amor perdido e a mudança de vida de um homem num período de transição política da nossa História.


Haverá lugar para um final feliz?"

1 comentário:

Backstage 2.0 disse...

Eu não disse que era um bom livro? Tu vai por mim que não te arrependes! (essa do guru era comigo?)