Academia Sueca
Barack Obama vence Prémio Nobel da Paz de 2009
A Academia Sueca acaba de anunciar a atribuição do Prémio Nobel da Paz de 2009 ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo impacto que teve na política internacional e pelos esforços na questão das armas nucleares.
Segundo o Comité do Nobel, Obama recebeu o prémio «pelos seus extraordinários esforços de reforço da diplomacia internacional e cooperação entre povos».
«Só raramente uma pessoa consegue, como fez Obama, capturar a atenção de todo o mundo e dar ao seu povo esperança para um futuro melhor», disse o Comité no seu anúncio.
«A sua diplomacia é fundada no conceito de que os que lideram o mundo devem fazê-lo com base nos valores partilhados pela maioria da população mundial».
O Comité afirmou ainda que atribui especial importância ao esforço de Obama em trabalhar por um mundo sem armas nucleares.
«Obama criou, enquanto presidente, um novo clima na política internacional. A diplomacia multilateral recuperou uma posição de destaque, com ênfase no papel das Nações Unidas e de outras entidades internacionais».
A Academia Sueca recebeu neste ano o número recorde de 205 nomeações para o Nobel da Paz.
Fonte:Sol
2 comentários:
...prognósticos quanto ao papel de Obama, só no final deste mandato, por isso discordo por completo, mesmo não tenho grande conhecimento sobre os demais canditados-por isso discordo deste Nobel da Paz.
Dada a sua posição, por muito (???)que já tenha feito em prol da Paz mundial, basta um pequeno resvalo para tudo se inverter. Muita precipitação da Academia Sueca, penso eu de que...
Pêndulo,
Concordo que foi uma precipitação, demasiada até. Ou então o Nobel agora é atribuído por forma a consciencializar a obra vindoura, coisa que só pode ser possivel devido a crise.
Ninguém lhe tira o carisma e o valor e muito menos o "Galardão" de 1º Presidente Americano Negro.
Aguardemos serenamente.
Enviar um comentário